Perguntas frequentes

labelO revestimento antiaderente (Teflon) é seguro para a saúde? Qual é a sua composição?
labelSe o utensílio sobreaquecer acidentalmente, pode provocar emanação de fumos perigosos?
labelÉ possível cozinhar com os utensílios CELAR sem utilizar qualquer tipo de gordura?
labelPosso utilizar os utensílios CELAR no forno?
labelComo devo proceder se os alimentos começarem a pegar na minha peça antiaderente CELAR?
labelO revestimento antiaderente pode deteriorar-se?
labelAs peças CELAR podem danificar-se a altas temperaturas?
labelO que é que provoca deformação das peças?
labelAs peças cujo revestimento antiaderente tenha sido riscado, pode voltar a ser revestida?
labelPosso utilizar utensílios de metal com as peças CELAR?
labelPosso utilizar os utensílios CELAR no microondas?
labelQuais as fontes de calor em que posso usar as peças CELAR?
labelA minha peça CELAR é apta para indução mas não funciona na minha placa, o que fazer?
labelPosso lavar os utensílios CELAR na máquina de lavar louça?
labelQual a forma ideal de lavar os utensílios antiaderentes CELAR?
labelA minha louça CELAR chegou ao fim da sua vida útil. O que devo fazer?
label
O revestimento antiaderente (Teflon) é seguro para a saúde? Qual é a sua composição?

O revestimento antiaderente (Teflon) não é nocivo para a saúde, pois a matéria base de que é composto (PTFE – Politetrafluoretileno) é inerte, isto é, é um polímero não reativo quando em contacto com outras substâncias, nas quais se incluem os alimentos ou mesmo o corpo humano (caso de ingestão acidental). O PTFE / Teflon, é composto por átomos de carbono e flúor o que lhe confere, para além da propriedade inerte, antiaderência que facilita o seu uso na confeção de alimentos bem como na limpeza da sua peça.

label
Se o utensílio sobreaquecer acidentalmente, pode provocar emanação de fumos perigosos?

Qualquer peça extremamente sobreaquecida pode originar a emanação de fumos. No entanto, o fumo emanado de utensílios antiaderentes não representa um perigo para os utilizadores embora, de uma forma generalista, a inalação de qualquer tipo de fumo não é aconselhável.

label
É possível cozinhar com os utensílios CELAR sem utilizar qualquer tipo de gordura?

Uma das características do revestimento antiaderente é, precisamente, a possibilidade de cozinhar sem utilizar matéria gorda, ou reduzi-la ao mínimo, dependendo do gosto de cada um. Pode, portanto, beneficiar em termos de saúde, pois permite reduzir significativamente a ingestão de gorduras. No entanto, deverá ter sempre o cuidado de não sobreaquecer a peça em vazio, agindo de acordo com as instruções fornecidas juntamente com o seu produto.

label
Posso utilizar os utensílios CELAR no forno?

As peças CELAR em Grés com revestimento antiaderente, assim como as formas para bolos e tabuleiros, são adequadas para ir ao forno. Outros novos desenvolvimentos como a Linha Cupric, Cupric T, Forno e Natura estão também habilitados a este tipo de uso.

Todas as outras peças, devido aos seus acessórios (cabos, asas, peanhas em baquelite ou madeira) não podem ser usadas no forno.

Nota: Na linha Natura apenas as Caçarolas e Panelas sem a tampa estão aptas a uso no forno.

label
Como devo proceder se os alimentos começarem a pegar na minha peça antiaderente CELAR?

Se utilizar a peça de acordo com as instruções que a acompanham, não deverá ocorrer esse problema. Deverá, portanto, seguir as instruções de utilização. No entanto em caso de se deparar com este problema contacte-nos através dos canais disponibilizados.

label
O revestimento antiaderente pode deteriorar-se?

As qualidades dos utensílios devem ser preservadas ao longo do tempo, se houver utilização e manutenção adequadas. O sobreaquecimento do utensílio, os riscos (devidos à utilização de acessórios metálicos) e/ou a limpeza com produtos ou esponjas abrasivas, são os principais causadores do desgaste do antiaderente que desta forma se poderá deteriorar mais rápido do que o normal.

label
As peças CELAR podem danificar-se a altas temperaturas?

Toda a louça metálica é construída para funcionar dentro de determinados limites de temperatura. Assim, as temperaturas muito elevadas podem queimar os alimentos, originar manchas e deformar as peças. Este sobreaquecimento pode também alterar as propriedades antiaderentes. Uma temperatura moderada é suficiente para cozinhar, uma vez que o alumínio é bom condutor de calor. Nunca deve deixar as peças vazias sobre uma fonte de calor ligada, pois podem ficar seriamente danificadas.

label
O que é que provoca deformação das peças?

As peças podem deformar-se sob o efeito de um choque térmico (por ex.: uma peça vazia sobreaquecida, uma peça quente mergulhada em água fria ou colocada sobre uma superfície fria, etc.). Depois de utilizar o utensílio, deixe-o arrefecer à temperatura ambiente antes de limpá-lo. É importante referir que um utensílio deformado pode impedir a sua utilização em algumas fontes de calor, nomeadamente placas vitrocerâmicas ou de indução.

label
As peças cujo revestimento antiaderente tenha sido riscado, pode voltar a ser revestida?

Não. O revestimento antiaderente é apenas aplicado no processo inicial de fabrico, não sendo possível este voltar a ser aplicado e garantir a mesma performance da peça após a recuperação.

label
Posso utilizar utensílios de metal com as peças CELAR?

Não deve utilizar utensílios metálicos na superfície da sua peça, incluindo as varinhas mágicas. Recomendamos a utilização de utensílios de plástico, madeira ou silicone devendo ainda assim evitar raspar repetitivamente a superfície. Em condições normais, uma esponja e detergente deverão ser suficientes para a remoção de toda a sujidade da sua peça.

label
Posso utilizar os utensílios CELAR no microondas?

Não, os produtos CELAR com revestimento antiaderente (Teflon) não devem ser usados no microondas. Esta tipologia de aquecimento (através da emissão de ondas eletromagnéticas) danifica o revestimento e as suas propriedades a longo prazo.

label
Quais as fontes de calor em que posso usar as peças CELAR?

Todos os utensílios CELAR podem ser utilizados em bicos a Gás, Elétricos e em Placas Vitrocerâmicas. Para as placas de Indução, apenas poderão ser utilizadas as peças CELAR que tenham o símbolo “Bymetall” sendo também acompanhadas do pictograma relativo a esta fonte de calor. Este símbolo significa que as peças têm um fundo térmico, a que chamamos “Bymetall”, e que permite que a louça de alumínio possa ser utilizada nas placas de indução. Esta técnica consiste na aplicação de um disco especial em aço ferrítico, no fundo exterior da peça, o que lhe confere a capacidade acima indicada, assim como torna a peça mais resistente.

label
A minha peça CELAR é apta para indução mas não funciona na minha placa, o que fazer?

Por favor atente ao nosso livro de instruções que vai junto com a sua peça. Deverá ter em atenção a indicação de diâmetro ativo/diâmetro máximo que vai gravado no fundo da peça, e ajustar o diâmetro da zona da placa a utilizar consoante esta indicação. Por exemplo, numa frigideira com o diâmetro de 16 cm, o diâmetro máximo da placa a utilizar é 14,5 cm. No entanto, estas questões de compatibilidade podem variar tendo em conta a marca da sua placa.

label
Posso lavar os utensílios CELAR na máquina de lavar louça?

Os utensílios CELAR podem ser lavados na máquina de lavar louça. No entanto, a água utilizada e/ou os detergentes podem causar alteração na cor ou brilho da peça, sem que a eficiência e performance da peça se altere. Para recuperar o aspeto inicial, nas superfícies antiaderentes, pode untar o interior com um pouco de óleo.

label
Qual a forma ideal de lavar os utensílios antiaderentes CELAR?

Para lavar, use água quente, uma esponja e detergente líquido. Não utilize esfregões de arame nem abrasivos sob pena de deteriorar o revestimento antiaderente da peça.

label
A minha louça CELAR chegou ao fim da sua vida útil. O que devo fazer?

Quando a vida útil da sua louça CELAR chegar ao fim, deve entregá-la num ecocentro ou nas nossas instalações na morada Rua Alto de Mirões, 99 Zona Industrial 3700-727 Cesar, contribuindo assim para a reciclagem do material.

Menu